Vila Belmiro quase foi chamada de Vila Operária
O Estádio Urbano Caldeira, mais conhecido como Vila Belmiro, é um dos maiores monumentos da história do futebol brasileiro. O local é casa de um dos maiores clubes do país, o Santos, e de um dos maiores jogadores da história do futebol, o Pelé.
No entanto, o “Alçapão da Vila” quase ficou conhecido por outro nome. Inaugurado em 1916, o estádio chegou a ser chamado pelo nome de “Vila Operária”. No bairro onde o estádio foi construído, que de fato era chamado Vila Operária, moravam a maioria dos trabalhadores da cidade.
Assim como o exemplo de diversos outros estádios do Brasil, o primeiro nome da casa santista foi em homenagem ao bairro. No entanto, tempos depois, o clube decidiu homenagear a pessoa que doou o terreno do estádio: “Belmiro” Ribeiro de Morais e Silva. Daí, surgiu a Vila Belmiro.
Relembre a história da Vila Belmiro
O estádio foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1916. A primeira partida realizada em seu gramado foi entre Santos e Ypiranga, válida pelo Campeonato Paulista. O Peixe foi o vencedor do confronto por 2 a 1.
Antes da Vila, o Santos mandou seus jogos em três locais diferentes: Campo da Avenida Ana Costa, Campo da Avenida Conselheiro Nébias e o Campo do Clubes dos Ingleses. Estes campos também eram usados por outros clubes da cidade, por isso surgiu a necessidade do Alvinegro Praiano ter seu próprio estádio.
O maior público oficial que a Vila Belmiro recebeu foi no dia 15 de fevereiro de 1976, quando o Santos enfrentou o Palmeiras sob os olhares de 31.662 torcedores em jogo . O time visitante venceu a partida por 5 a 0, pelo Torneio Governador do Estado.
O nome do estádio foi dado em homenagem a Urbano Vilella Caldeira Filho, considerado o primeiro patrono do Santos Futebol Clube. Ele também foi jogador e treinador da equipe. No entanto, este nome só se tornou oficial em 1933.